Ao instalar um ambiente de desenvolvimento para rodar suas aplicações ou mesmo fazer testes em seu projeto WordPress, muitas vezes é necessário fazer o upload de base de dado grandes, ao tentar fazer isso pelo PHPMyAdmin, frequentemente nos deparamos com erros, seja pelo pelo tempo de upload excedido ou demais erros que vão desde o limite de upload excedido (veja aqui como aumentar o limite de upload) até outra série de erros que podem ocorrer.
Para solucionar boa parte desses problemas de upload de databases, recomenda-se fazer essa tarefa pelo prompt de comando (CMD), no entanto, muitas pessoas têm dificuldade para acessar o MySQL via CMD devido o mesmo não está configurado como Variável de Ambiente do Windows, sendo assim, nesse post pretendo ajudá-lo na solução desse problema.
Integrando o MySQL à Variável de Ambiente do Windows
Abra o explore, em seguida, clique com o botão direito do mouse, vá em Propriedades, depois clique em Configurações avançados do sistema, no menu lateral esquerdo.
ao ser aberta a janela Propriedades do sistema, clique em Váriáveis de Ambiente. Dependendo de sua versão do Windows, haverá diferentes entradas comparadas as exibidas no screenshot. Mas independente disso, teremos que adicionar a entrada correspondente do MySQL instalado em nossa máquina. Para tanto, clique no botão Novo…
No campo Nome da variável digite a entrada path, no campo Valor da variável, adicione o caminho o qual se encontra o arquivo executável mysql.exe. Dependendo do ambiente de desenvolvido (Xampp, Wampserver, Easy PHP, etc) que você estiver usando o endereço da pasta varia. Após preencher os devidos campos, clique em Ok.
Feito isso, basta acessar o CMD, e no console digitar o comando para acessar suas bases de dados.
Conclusão
Se você já está familiarizado com ambientes de desenvolvimento, certamente perdeu as contas de quantas vezes tinha que digitar o endereço completo para executar o MySQL, mas com essa simples configuração de seu sistema, você consegue executar seu gerenciador de base de dados com um simples comando.
Eu também pregarei um guia ensinando como fazer uploads de base de dados grandes via linha de comando, confira nosso tutorial e aprenda passo a passa de forma simples, prática e rápida.
Espero que este post lhe tenha sido útil.
Até a próxima!